Cuidados especiais com a pele e o cabelo no verão: sol sem medo.

pele e cabelo

Ah, o verão! Hora de viajar, curtir a vida, mergulhar no mar, na piscina ou, se banhar na queda de uma cachoeira. Ah, que festa da Vitamina D. Mas para o pacote ficar completo, nessas ocasiões de muita exposição ao sol, os cuidados com a pele e cabelo devem ser redobrados.

A pele macia e o cabelo sedoso é o desejo de toda mulher empoderada. E, para mantê-los mais saudáveis e bonitos é preciso cuidar diariamente. E, esse cuidado vai do uso de produtos adequados à escolha do alimento que vai ao prato.

As altas temperaturas exigem cuidados redobrados com a pele e com o cabelo. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, mais de 62% dos brasileiros não usam protetor solar. O desejo pelo “bronzeado perfeito” sem os cuidados adequados, pode trazer manchas ou, até mesmo, problemas mais graves como o câncer de pele.

Apesar da sua extrema importância, o filtro solar não é o único responsável pela proteção da pele, o uso de chapéus, roupas e de outras medidas também têm a mesma relevância. É importante também proteger os fios dos raios solares para que não sofram fotoenvelhecimento.

Então, para lhe ajudar com esta missão im(possível), ou seja, deixar a pele e o cabelo mais saudáveis e bonitos, trazemos alguns bons hábitos diários para os cuidados: antes, durante e, depois do banho de sol. Já adote os que não fizerem parte de sua rotina.

Lembrando, é claro, que é sempre importante a consulta de um especialista para a orientação dos produtos adequados ao seu tipo de pele e cabelo.

 

Esfoliação:

 

Uma esfoliação semanal com produtos próprios, bucha vegetal ou um peeling em clínicas de estética, ajuda na retirada de células mortas e a desencravar pelos.

Além disso, esfoliar a pele uma semana antes de ir à praia auxilia para obter um bronzeado mais uniforme, livre de manchas. Mas cuidado, não faça a esfoliação no dia anterior ou seguinte à praia, pois pode ressecar demais a sua pele.

 

Manchas na pele:

 

Se possui manchas pelo corpo, o ideal é procurar por um tratamento prévio ao banho de sol com o auxílio de um dermatologista. Mas, para não perder aquele churrasco na piscina com os amigos, você pode usar e abusar do protetor solar (principalmente nas áreas manchadas), e manter por perto um chapéu ou guarda sol. Isso já ajuda a evitar que as manchas se agravem.

 

Use corretamente o Protetor Solar:

 

Isso é uma coisa que pouquíssimas pessoas fazem, principalmente as que tomam sol na intenção de acelerar o bronzeado. O problema, é que o sonhado “bronzeado perfeito” acaba virando queimaduras, manchas e a pele descasca posteriormente.

Passar o filtro solar somente antes de sair de casa ou, assim que chegar à praia e deixá-lo esquecido na bolsa não adianta. O ideal é seguir as recomendações do rótulo: aplicando antes de sair de casa e a cada duas horas ou sempre que sair da água.

E, não se esqueça de áreas como orelhas, axila, peito do pé e pescoço, apesar de não queimarem como o resto do corpo também precisam de proteção dos raios UV.

 

Tecido com proteção UV:

 

Falando em raios UV, graças aos avanços tecnológicos, hoje temos tecidos com proteção UV (aqui temos um post falando sobre isso – Tecidos com proteção UV).

Esse tipo de tecido é ideal para a praia, principalmente para a prática de esportes que têm muita exposição ao sol. Além de ajudar a proteger sua pele, a proteção UV no tecido também garante mais durabilidade às peças.

 

Hidrate-se!

 

Além de beber bastante água, o ideal é fazer uso diário de hidratantes corporais. Dê preferência aos produtos com substâncias refrescantes e calmantes. Hidratantes à base de uréia, Aloe Vera e com ativos antioxidantes, ajudam a regenerar as células com maior eficácia.

Além do sol, do sal e do cloro, a poluição também é um fator prejudicial à saúde da pele e o cabelo. Por isso, uma boa hidratação pós praia/piscina é mais que necessária para manter a saúde do corpo e das madeixas nessa temporada. 😉

Consumir alimentos como: cenoura, mamão, abóbora, beterraba e maçã, também ajudam na prevenção dos danos causados pelo sol. Isso porque eles contém carotenóides, substância que ajuda a proteger a pele dos raios UV de forma natural.

 

Nada de banhos quentes!

 

Aquele banho quentinho que às vezes é uma delícia, no pós praia pode detonar a sua pele e cabelo. Água em altas temperaturas contribuem para o ressecamento da pele e do cabelo, além de deixá-los sensíveis.

 Aliás, mesmo no inverno se puder lavar os cabelos com água fria ajuda a selar as cutículas capilares e a dar um brilho incrível nos cabelos. Pense assim, o quente abre poros da pele e as cutículas capilares e o frio fecha. Ou seja, para fazer uma limpeza/esfoliação na pele ou hidratar os cabelos, o ideal é que use um pouco de calor, para que os produtos penetrem bem nos poros e cutículas capilares. Mas ao final desse processo, não se esqueça de jogar água fria para selar tudo. Se começar a fazer esse processo regularmente, vai poder notar uma pele mais homogênea, cabelo mais brilhoso, isso sem falar que vão ficar mais macios e sedosos. Mas lembre-se de que esse processo de água quente e fria é bom evitar no pós sol.

 

Foco nas Madeixas

 

Durante o verão, por ser uma época mais quente (e suarmos mais), acabamos adquirindo o hábito de lavar os cabelos todos os dias. Mas isso não é o ideal, afinal, a oleosidade natural ajuda a manter os fios saudáveis. Lavagens em excesso podem contribuir para o ressecamento e queda capilar. Se achar realmente necessário lavá-lo diariamente, dê preferência a produtos livres de parabenos.

Uma grande aliada dos cabelos nos dias de praia, é a água termal. O sal e o cloro também contribuem para o ressecamento das madeixas, logo, lavá-las com água doce após o mergulho é fundamental. E é aí que entra a água termal, ela ajuda de forma prática e eficaz a “rehidratar” suavemente os fios.

Você penteia seus cabelos enquanto estão molhados? É um hábito bastante comum entre a maioria das mulheres, sair do banho, secar os fios com a toalha e partir para o desembaraço com a escova. O problema disso, é que quando molhado os fios ficam mais frágeis e quebram com mais facilidade. O melhor é esperar que sequem para pentear e desembaraçar durante o banho com o condicionador. Ao do banho, pode penteá-los apenas com os dedos enquanto passa o leave-in.

Falando no leave-in, apesar do que muitas pensam, não é um produto apenas para as cacheadas ou para usar quando sente os fios mais ressecados. Quem possui os cabelos lisos, ondulados e até um pouco mais oleosos, pode fazer uso do leave-in também. Procure por um que atenda suas necessidades e ele vai ajudar seu cabelo a embaraçar menos, se manter mais forte e até a controlar a oleosidade dos fios. Se puder optar por um leave -in com proteção solar, melhor ainda.

 

O que não pode faltar na nécessaire de verão:

 

Uma breve listinha de itens indispensáveis para o verão:

 

  • Hidratante para o rosto e corpo
  • Protetor solar para o rosto e corpo
  • Protetor labial
  • Máscara hidratante para os cabelos
  • Creme para pentear com protetor solar
  • Gel corporal refrescante pós sol

 

Prontinho, agora é juntar as dicas e aproveitar o verão sem medo do Sol!

 

Veja aqui:

 

. Maiôs e Bodys

. Biquínis

. Infantil

Venha nos fazer uma visita:

  • Galeria Fórum de Ipanema – Visconde Pirajá 351, loja 103 (em parceria com a Vanilla Eyewear e a Soul Rio Jóias)
  • Botafogo Praia Shopping – 3° piso ao lado, Loja 304 (ao lado da Reserva)

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com uma de nossas especialistas em estilo pelo Chat (no cantinho de sua tela), por Whats! App (+55 21 99140-2222), pelo Instagram / Facebook(/blihbrazilianbikini) ou por Email (contato@blih.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *