Dia dos Namorados: data tão esperada pelos casais apaixonados. Dia de ir ao cinema, jantar à luz de velas, fazer aquela surpresa para o “Mozão”… Por acaso, você sabe quando começou a tradição de se celebrar o amor? Ou por quê?

Alguns culpam São Valentim pelo Dia dos Namorados, outros Santo Antônio. Como toda boa história, essa tem mais de uma versão, e vou contar aqui minha preferida.

Vamos começar pelo início. Na antiga Roma (muito antes de existir o Dia dos Namorados), existia um festival chamado Lupercalia, realizado sempre em fevereiro. Essa festa era em homenagem a Deusa Juno (protetora da mulher e do casamento) e ao Deus Pan (representante da natureza). O intuito era celebrar a fertilidade e marcar o início da Primavera.

Bom, avançando um pouco, vamos para o século III D.C. ainda em Roma. E aqui temos o conhecido São Valentim, responsável pelo Valentine’s Day. Ele era um padre da igreja Católica e na época o casamento havia sido proibido pelo imperador Claudio II. Sim, ele proibiu o casamento! Isso porque ele precisava de soldados (naquela época tudo era motivo de guerra), e pensava que soldados solteiros seriam melhores combatentes. São Valentim não partilhava do mesmo pensamento, ele acreditava piamente no amor, e continuou realizando os casamentos em segredo. Até que foi preso e condenado a morte. Ele morreu no dia 14 de fevereiro, as vésperas do festival de Lupercalia.

Enquanto estava preso, Valentim se apaixonou pela filha cega do carcereiro. A moça o visitava regularmente e em uma dessas visitas, milagrosamente, ele a curou da cegueira. Antes de sua execução deixou um bilhete para ela assinado “de seu Valentim”. Se essa história é verdade, nunca saberemos. O fato é que depois de um tempo, o dia 14 de fevereiro ficou conhecido como Dia de São Valentim. E as pessoas trocam presentes, cartões, flores, bombons para celebrar o amor, em homenagem ao homem que morreu acreditando nele.

Mas, e o dia 12 de junho? Onde entra nessa história?

Realmente, aqui no Brasil, o dia dos namorados é comemorado em outra data. Isso ocorre porque em 1949 um homem chamado João Doria trouxe a ideia do Dia dos Namorados para os comerciantes locais em São Paulo. O intuito era dar um levante nas vendas, que estavam enfrentando uma maré baixa. Como era junho, aproveitaram a proximidade com o dia de Santo Antônio (o santo casamenteiro). E lançaram o slogan: “não é só com beijos que se prova o amor”.

Foi sucesso absoluto, e 12 de junho passou a ser o Dia dos Namorados.

Para comemorar esse mês tão especial, a Blih! Brazilian Bikini lançou algumas promoções para vocês 😉 Na nossa loja online, use o promocode mesdonamoradosblih para ganhar 10% de desconto em compras!* Já no nosso espaço físico, na loja Carandaí 25 do shopping Rio Sul (3 piso), em compras a partir de R$350, ganhe uma sunga para presentear o seu amor 😉

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com uma de nossas especialistas em estilo pelo chat (no cantinho de sua tela), Whats App (55 21 99140-2222), Instagram e Facebook (/blihbrazilianbikini) ou por email (contato@blih.com.br).

 

*não cumulativo com outras promoções.

Destaques Blih!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *